segunda-feira, 14 de março de 2011

O Evangelho como me foi revelado (Maria Valtorta)



Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever (João 21, 25)

            Um dos objetivos deste blog é a evangelização por meio da divulgação de revelações feitas a místicos da Igreja, com destaque para Maria Valtorta, cuja obra principal apresentamos brevemente abaixo.
            A principal obra de Maria Valtorta – L'Evangelo come mi è stato rivelato é publicada em diversos idiomas pelo Centro Editoriale Valtortiano, dentre os quais o português (O Evangelho como me foi revelado).
Não obstante sua grandiosidade, trata-se de publicação ainda pouco conhecida no Brasil. Chegamos a seu conhecimento por meio do Pe. José Antonio Fortea, exorcista espanhol, o qual, em palestra proferida em Fortaleza em setembro/2006, recomendou aquela que, para ele, fora a obra mais importante para a sua formação sacerdotal.
O Evangelho como me foi revelado é composto de 10 volumes. As revelações iniciais (volume 1) dizem respeito às vidas de S. Joaquim e Sta. Ana e à Conceição Imaculada de Maria. O 10o e último volume se inicia com a agonia de Jesus no horto, contempla toda a Via Crucis, a perdição de Judas Iscariotes, a Ressurreição de Jesus, o Pentecostes, os primórdios da Igreja, a assunção de Nossa Senhora – a “Arca que contém a Palavra Divina” – ao Céu. Em todos os volumes, além da minuciosa descrição dos fatos, há comentários de Jesus e, por vezes, de Nossa Senhora, de notável profundidade teológica. Muitos desses comentários são dirigidos ao tempo presente.
Como na obra (edição em português) não existe prefácio, reproduzo, abaixo, algumas informações sobre Maria Valtorta extraídas há algum tempo do sítio oficial do Centro Editoriale Valtortiano (hoje referido sítio não mais contempla versão para o vernáculo):
          Sobre Maria Valtorta  (http://www.mariavaltorta.com/?set_lang=pt)
          MARIA VALTORTA nasceu em Caserta, Itália, no dia 14/03/1897. Criou e formou-se em várias cidades do norte (Faenza, Milão, Voghera) mostrando um caráter forte, ressaltados à capacidade humana e a extraordinários dotes espirituais. Durante a 1ª guerra mundial foi enfermeira “samaritana” no Hospital Militar de Florença. Em 1924 estabelecia-se com os pais em Viareggio, onde aplicou-se na Paróquia como delegada da cultura para os jovens de Ação Católica. A sua verdadeira missão, aquela de escritora mística, amadureceu e desdobrou-se nos anos centrais da sua longa enfermidade, que a obrigou a estar de cama desde 1934 até à sua morte, ocorrida em Viareggio no dia 12/10/1961. Em 1943, enferma há nove anos, Maria Valtorta aderiu a um pedido do confessor e escreveu a sua Autobiografia. Revelando o seu talento de escritora, preencheu, em um lance, sete cadernos para narrar sem reticências a própria vida, humana até à passionalidade, ascética até ao heroísmo. Logo em seguida dava início a uma produção literária prodigiosa. A maior obra de Maria Valtorta, publicada em 10 volumes, é O Evangelho como me foi revelado. Estando sentada no leito, Maria Valtorta escrevia de seu punho em cadernos comuns, de um lance, sem preparar esquemas nem corrigir.
          O Evangelho como me foi revelado narra o nascimento e a infância da Virgem Maria e do seu filho Jesus, os três anos da vida pública de Jesus (que constituem a parte mais ampla), a sua paixão, morte, ressurreição e ascensão, os primórdios da Igreja e a assunção de Maria. Literariamente elevada, a obra descreve passagens, ambientes, pessoas, eventos, com a vivacidade de uma representação; apresenta caracteres e situações com habilidade introspectiva; expõe alegrias e dramas com o sentimento de quem participa realmente; informa sobre características ambientais, costumes, ritos, culturas, com particulares irrepreensíveis. Através da narração da vida terrena do Redentor, especialmente com os discursos e os diálogos, a obra ilustra toda a doutrina do cristianismo segundo a ortodoxia católica. “Dons naturais e dons místicos harmoniosamente unidos – assim escreveu o venerável Gabriele M. Allegra, ilustre apreciador da obra valtortiana – explicam esta obra-prima da literatura religiosa italiana e talvez, deveria dizer, da literatura cristã mundial”.
   E a Igreja, qual o seu posicionamento em relação à publicação em tela?
            A primeira manifestação de maior relevância – creio – vem do Papa Pio XII, o qual, numa audiência particular com três sacerdotes, afirmou o seguinte: “Publique-se este trabalho como está; quem o ler compreenderá” (a audiência foi publicada no L’Osservatore Romano de 27/02/1948).
             Posteriormente, contudo, a obra teve inexplicável resistência do Santo Ofício (hoje Congregação para a Doutrina da Fé) – na ocasião sob a liderança do Cardeal Ottaviani –, chegando a constar, em 1960, do Índice de Livros Proibidos (o que provavelmente motivou a piora de saúde e o falecimento de Maria Valtorta em 1961). A obra só foi retirada da relação em 1966, quando a censura foi revogada pelo Papa Paulo VI. Importante ressaltar a falta de motivação de natureza teológica ou doutrinária no ato de condenação, e ainda, contextualizar a atmosfera da época diante da também proibição do Diário de Santa Faustina, e da censura ao Pe. Pio – cujas funções sacerdotais foram restringidas –, também pelo então Prefeito do Santo Ofício (Cardeal Ottaviani).
            Em 17 de janeiro de 1974, o Papa Paulo VI autorizou uma carta de agradecimento ao padre Gabriele Roschini por seu livro “A Virgem Maria nos escritos de Maria Valtorta”. Certamente não o faria acaso a fonte padecesse de algum vício teológico ou doutrinário.
            Em carta datada de 31 de janeiro de 1985, destinada ao Cardeal Giuseppe Siri, então arcebispo de Gênova, o cardeal Joseph Ratzinger, à época Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé (o ex-Santo Ofício), ressaltou que a decisão pela condenação da obra foi tomada "com o objetivo de neutralizar o dano que tal publicação poderia trazer para os fiéis mais despreparados". Tal tem sido interpretado como medida de cautela.
            É inegável, no entanto, o crescente reconhecimento da importância da obra por parte da Igreja. Bispos indianos concederam quatro Imprimaturs para a tradução malaiala (uma das línguas faladas na parte ocidental da Índia). A obra teve ainda a aprovação do então Arcebispo de Suva, capital de Fiji, George H. Pearce, além do pleno aval do Bispo canadense Roman Danylak.
Quanto ao Vaticano, este, depois de análise feita pela Congregação para a Doutrina da Fé – à época (início dos anos 90) já sob a liderança do Cardeal Joseph Ratzinger –, autorizou sua leitura e distribuição, muito embora a Igreja a tenha classificado como obra cuja sobrenaturalidade da origem não fora confirmada (classificação 3)[1].
            Segundo o Monsenhor Ugo Latanzi, Diácono da Faculdade de Teologia da Universidade Pontifical Laterana, “a autora... não poderia ter escrito tais materiais abundantes... sem estar sob influência do poder sobrenatural”.
            O Pe. Oscar Pilloni (paroquia@gospamira.com.br), que representa o Centro Editoriale Valtortiano no Brasil, faz o seguinte comentário sobre a publicação em evidência:
           É impressionante “ouvir” as pregações de Jesus praticamente “ao vivo”, ver a descrição física e psicológica d’Ele, dos Apóstolos, de Madalena, de Pilatos, etc. Às vezes Jesus comenta algum acontecimento dando explicações teológicas maravilhosas. Toda a obra é perfeitamente em sintonia com a Teologia Cristã.
          Maria Valtorta nunca saiu da Itália, mesmo assim as suas descrições perfeitas permitiram reconstruir o mapa exato da Palestina, em alguns casos de aparentes erros geográficos os achados arqueológicos surgidos depois deram razão à versão de Valtorta.
          O Relato VALTORTIANO resolveu também enigmas bíblicos e até problemas relativos ao Santo Sudário. Como por exemplo o braço de Jesus mais cumprido de 4 cm e a posição dos furos da mão e do pulso.
         Poderíamos continuar longamente elogiando esta obra, sabemos que “gostar das coisas de Deus é Graça” para isso entregamos estes livros, oferecidos agora também ao Brasil, à oração de todos para que o Espírito Santo os leve aos corações escolhidos por Ele.
            Há relatos de que o Santo Padre Pio, o Papa João Paulo II e Madre Theresa de Calcutá recomendavam a leitura da obra.
            Significativa, também, foi a beatificação do Padre Franciscano Gabriel Allegra, grande estudioso e defensor da obra de Maria Valtorta. Sua beatificação e o reconhecimento formal de um milagre atribuído a ele foi aprovado pelo Papa João Paulo II em 23 de abril de 2002, enquanto a cerimônia de beatificação foi feita pelo Papa Bento XVI em 29 de setembro de 2012. Uma vez que o Santo Pontífice estava bem ciente da posição resoluta de Gabriel Allegra sobre a obra referenciada, a beatificação se destaca como um endosso Papal indireto, de João Paulo II, e de Bento XVI, dos escritos de Maria Valtorta.
            Aliás, segundo o Cardeal Stanislaw Dziwisz, então secretário de João Paulo II, o Papa era um leitor de Maria Valtorta. O Cardeal testemunhou ter visto frequentemente um dos volumes de "O Evangelho como me foi revelado" sobre a mesa de cabeceira do Papa (Fonte: Bispo Joanã-Mariam Cazenave no prefácio de L'Enigme Valtorta [O Enigma Valtorta], um livro de Jean-François Lavère, RSI Editores, 2012, página 16 - em: http://www.mariavaltortawebring.com/, acesso em fev/2013).
            A recomendação para a leitura de “O Evangelho como me foi revelado” ganha ainda mais força diante da crise de apostasia pela qual passa o mundo contemporâneo. Nesse sentido, aliás, vejamos os motivos para as revelações em tela, feitas por Nosso Senhor Jesus Cristo a Maria Valtorta, conforme trecho objeto do décimo volume, abaixo reproduzido:

[...] Eu me reservei o trabalho de fazer isso neste século no qual a Humanidade se precipita rumo ao abismo das trevas e do horror, e podeis vós evitar que Eu o faça? Podeis, por acaso, dizer que não há necessidade disso, vós que tendes um espírito tão nublado, tão surdo, enlanguescido, diante das luzes, das vozes e dos convites do Alto? (VALTORTA, Maria. O Evangelho como me foi revelado. Isola del Liri - Itália: Centro Editoriale Valtortiano, 2002, v. 10, p. 507). 

            A firme convicção na grande riqueza espiritual contida nas revelações feitas a Maria Valtorta é uma das motivações que nos levou a criar este blog, um veículo por meio do qual poderemos compartilhar dessas maravilhas – e de outras – recomendando, desde já, a leitura da obra original.
            Fiquem com Deus.



[1] A declaração do Vaticano é condizente com o fato de que a Igreja nunca investigou a vida de Maria Valtorta, requisito necessário ao ateste da origem sobrenatural de seus relatos.             


17 comentários:

  1. Olá,

    Como você, sou apaixonada pela literatura católica apostólica romana.Gostaria de saber se tu sabe onde posso encontrar a obra completa do Evangelho segundo Maria Valtorta. Já li o 1º volume, que está disponível na internet, mas queria lê todo o resto da obra.
    Queria também recomendar caso não conheça a obra Mística Cidade De Deus, de Madre Maria Ágreda é como o de Maria Valtorta uma benção.
    De já agradeço e aguardo,
    Jozy

    ResponderExcluir
  2. Prezada Jozy. Agradeço pelo seu comentário. Espero que esteja gostando das postangens no blog.
    Quanto à obra de Maria Valtorta, no Brasil, as volumes da coleção "O Evangelho como me foi revelado" são vendidos pelo Pe. Oscar Piloni, no endereço abaixo:
    Pe Oscar Pilloni
    Rua Júlia Lopes de Almeida, 115
    Bairro: Santa Maria
    CEP: 30-525-100
    Belo Horizonte - MG
    Fone: (31) 3011-7943 (15:00 às 19:00)
    Fax: (31) 3011-7945 (24 horas)
    E-Mail: paroquia@gospamira.com.br

    Em janeiro de 2007 cada volume custava R$ 38,00. Eles vendem exemplares avulsos.
    Deus te guie,
    Francisco José

    ResponderExcluir
  3. Qeridos amigos da Maria Valtorta,
     
    Gostaríamos de chamar a atenção para a petição on-line sobre o trabalho de MariaValtorta:

    http://www.change.org/petitions/congregation-actively-promote-the-work-of-maria-valtorta

    Depois de assinar a petição que você pode baixar um widget e incorporá-lo em seu próprio site.

    Atenciosamente,
    Madeleine e Beatrice
    http://wegwahrheitleben.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Prezadas Madeleine e Beatrice,

    Agradeço pela relevante informação sobre a petição referente à obra de Maria Valtorta.
    Informo que a assinei na presente data.
    Um grande abraço e fiquem com Deus,

    Francisco José

    ResponderExcluir
  5. Realmente se trata de uma grande obra,a mais completa e minuciosa descrição do Senhor. Fiquei realmente encantado com a LEITURA dos xerox que
    um amigo me emprestou. Estava muito interessado
    em adquirir os 10 volumes originais, quando abri
    este blog com os endereços donde posso adquirir.

    Que Deus lhe pague!!

    ResponderExcluir
  6. Maria Valtorta, es la escritora mas grande que ha tenido la humanidad.
    Un saludo desde Colombia.

    ResponderExcluir
  7. René Laurentin , grande mariólogo francês, escreveu um livro sobre O Evangelho Como Me Foi Revelado"
    http://www.editions-salvator.com/A-22264-dictionnaire-des-personnages-de-l-evangile-selon-maria-valtorta.aspx


    ResponderExcluir
  8. Maria do Rosário Santos Cunha24 de junho de 2014 às 13:09

    Estou simplesmente encantada só em saber da existência de tal obra. vou providenciar a compra com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler esta obra em PDF o volume 1 mais ele nao esta completo, queria terminar de ler mais nao encontro o restante... Se alguém poder me informar onde baixo ou compro agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, perdão pelo grande atraso na resposta.
      Quanto à obra de Maria Valtorta adquiri os livros aqui no Brasil. Mas no sítio oficial - http://www.mariavaltorta.com/ - há links para aquisição dos volumes, inclusive em meio digital.
      A obra foi editada em vários idiomas, inclusive o Português, conforme link a seguir: http://www.mariavaltorta.com/index.php/ita/edizioni-portoghesi/
      Deus o abençoe!

      Excluir
  10. Sou português. Fiquei também encantado com esta obra que desconhecia. Gostaria de saber como posso comprar estes livros em Portugal.

    Que Deus vos pague!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, perdão pelo grande atraso na resposta.
      Quanto à obra de Maria Valtorta adquiri os livros aqui no Brasil. Mas no sítio oficial - http://www.mariavaltorta.com/ - há links para aquisição dos volumes, inclusive em meio digital.
      A obra foi editada em vários idiomas, inclusive o Português, conforme link a seguir: http://www.mariavaltorta.com/index.php/ita/edizioni-portoghesi/
      Deus o abençoe!

      Excluir
  11. Sou padre e professor de Teologia. E posso afirmar que a obra de Valtorta é um do céu para nos. Cada página que leio suscita no meu coração um profundo desejo pela oração e a intimidade com o Senhor. As acusações feitas contra Valtorta e sua obra são injustas e baseadas em trechos isolados da obra. A leitura da obra é sensacional, uma verdadeira formação para um sacerdote. Que Deus abençoe este blog por divulgar Valtorta. Com minha benção Sacerdotal Pe. Erasmo Holanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Padre Erasmo! Obrigado! Que bom ver mais um admirador da obra. E um Sacerdote! Que Deus o abençoe também!
      O Senhor é de que Paróquia?

      Excluir
  12. Sou sacerdote e professor de Teologia e estou apaixonado pela obra de Maria Valtorta. É uma obra que suscita no coração de quem ler um profundo amor por Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Com muita alegria que posso ver esse site de Maria Valtorta escritora dos livros O Evangelho como me foi Revelado e poder expressar o grande amor que senti quando li o Poema do Homem deus também da Mesma autora. carinhosamente mara

    ResponderExcluir
  14. Super indico essa obra da enfermeira ,Italiana que ficou paralitica depois que foi atingida com um golpe que a tornou paralitica. Foi nesse período que por vontade divina começou a escrever a obra O EVANGELHO COMO ME FOI REVELADO. amiga mara.busque mais informações na paroquia de Belo horizonte . Secretaria só atende a tarde .

    ResponderExcluir